Se você tem dúvidas de como manter a pintura do carro sempre nova, essa publicação é pra você. Além de te auxiliar com a proteção veicular, nossa intenção é reunir no nosso site uma série de materiais informativos para que você cuide bem do seu veículo, seja ele carro, moto, utilitário ou caminhão.

Então, se algum dia você teve alguma dúvida com relação à forma de limpar e manter o brilho da pintura do seu veículo, vem com a gente que a EXCLUSIVE DO BRASIL vai te ajudar!

A pintura e o visual do carro

A primeira coisa que passa pela cabeça de quem quer manter o carro sempre bonito é cuidar bem da pintura.

A cor do carro e seu estado de conservação somam 90% do seu aspecto visual e não é à toa que tanta gente tem dúvidas quanto às melhores práticas para deixar o veículo sempre brilhando.

A primeira dica que podemos dar é com relação à prevenção. É sempre melhor prevenir os danos à pintura do que remediá-los. Se você tem um carro novo ou seminovo, essa dica é, sem sombra de dúvidas, a mais valiosa!

Proteção contra o sol

Em segundo lugar, e já partindo para as dicas práticas, mantenha o seu veículo protegido da ação do sol. É claro que nem sempre é possível parar em local coberto, mas, sempre que puder, procure um local abrigado da luz direta do sol.

Se sua casa tem uma garagem descoberta e o carro passa boa parte do dia parado ali, considere instalar uma cobertura para amenizar a situação.

Além dos danos causados pela radiação direta, a pintura do carro também sofre pois sob o sol ele é exposto a altas temperaturas. Essas condições podem provocar micro rachaduras na pintura que, mais adiante, poderão acumular umidade e proporcionar o aparecimento de pontos de ferrugem.

Já imaginou seu carro com poucos anos de uso e já com focos de ferrugem?

Manter a pintura do veículo

Proteção contra os pássaros

Um outro item que merece atenção é o cuidado com os pássaros. Não é raro encontrar carros com o teto repleto de fezes de aves e isso é um dos venenos que você precisa evitar se quiser a pintura do seu veículo bem conservada.

É claro que existe uma questão de higiene, mas as fezes dos pássaros contém compostos muito nocivas para a tinta do carro.

Por isso, nossa recomendação é simples: evite parar abaixo de locais onde você sabe que os pássaros também gostam de parar. Se não for possível, mantenha-se vigilante para lavar o local sempre que algum passarinho mal educado sujar sua pintura.

Proteção também durante a lavagem

Aqui está o erro que a maior parte das pessoas comete: lavar a pintura do veículo com qualquer detergente.

“Ah! Sabão de cozinha funciona…”

Acontece que existem diversos produtos que simplesmente não podem ser usados para lavar o carro pois comprometem a pintura.

Detergente de cozinha e solventes diversos são amplamente utilizados e estão no topo da lista de inimigos da pintura.

O ideal é utilizar produtos apropriados para lavagem de carros que são vendidos em lojas especializadas.

Além de utilizar os produtos adequados, procure sempre ler as instruções no rótulo de cada um deles para aprender ainda mais como conservar a pintura do carro.

Avalie também o local onde você faz a lavagem do carro. É sempre bom evitar lavar o carro sob o sol, afinal, como dissemos inicialmente, as altas temperaturas podem danificar a pintura.

Como se não bastasse, lavar o carro sob o sol é consideravelmente mais difícil haja vista que o sabão pode secar em questão de segundos deixando manchas superficiais que comprometem o aspecto visual do trabalho.

Uma outra dica com relação à lavagem do carro é a frequência. Procure lavar o carro ao menos uma vez por mês, se você não roda muito e ao menos uma vez por semana, se você anda mais. O importante aqui é ter bom senso para não permitir que a sujeira se acumule na lataria do carro.

Como manter a pintura do carroCuidados depois de lavar

Depois de ter o veículo limpo, evite rodar para secar. O ideal é fazer a secagem manual, com um pano macio que não risque a lataria.

Adicionalmente, você pode passar ceras específicas para o seu carro, sempre com movimentos circulares e seguindo as instruções do fabricante da cera.

Assim como a lavagem, a frequência do uso da cera exige bom senso e o ideal é fazer pelo menos a cada três ou quatro lavagens.

Existem ceras que criam uma camada de proteção no veículo impedindo que as impurezas entrem em contato direto com a lataria. Isso é exatamente o que se quer quando a ideia é manter o carro novo por mais tempo.

Proteção durante o abastecimento

Quando for colocar combustível não é hora de relaxar com os cuidados com a pintura do veículo. Não permita que o combustível escorra na lataria.

Contudo, como acidentes acontecem, fique atento para lavar o local sempre que acontecer. Não deixe chegar em casa para lavar porque pode ser tarde demais, mas também porque os postos de combustível normalmente têm toda a estrutura para fazer essa limpeza de forma rápida e eficiente.

Proteção durante o uso do veículo

Não importa se você tem uma moto, se tem um carro ou se tem um caminhão. O fato é que dirigir de forma defensiva, com cautela e muita atenção, é a melhor forma de prevenir danos à lataria do seu veículo. Além de ser econômico, é uma forma de evitar dores de cabeça!

Se você tem o carro já há algum tempo e costuma passar de 100 quilômetros por hora, deve notar pequenos detalhes na parte frontal do seu carro. São defeitos causados por pedrinhas que, ao atingir seu veículo nas estradas em alta velocidade, acabam danificando a pintura de forma profunda e normalmente a única saída é a repintura da peça.

Além de dirigir em velocidades mais baixas (para dar tempo para que as pedrinhas caiam no chão e também amenizar quando alguma delas atingir a lataria), dirigir com atenção é especialmente útil em grandes centros como São Paulo e Belo Horizonte. Nessas grandes cidades um milésimo de segundo é o suficiente para esbarrar o carro em algum outro veículo e o estrago está feito…

Também durante a direção, é importante estar atento às estradas recém asfaltadas pois elas normalmente contém muitos pedriscos soltos e também o tão odiado piche, usado na confecção do asfalto. Se você passar por cima de uma mancha de piche, procure um local para lavar o carro assim que puder para evitar danos graves à pintura.

Pronto para cuidar da pintura do veículo?

Exclusive Proteção VeicularA gente sabe que, por mais cuidadoso que você seja, algo pode acontecer e danificar a pintura do seu veículo. Por isso precisamos lembrar que os reparos na pintura constituem apenas uma parte dos benefícios da proteção veicular e assim como você considera andar com mais cautela, você também deveria considerar andar mais protegido.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nosso objetivo é te munir de informações para que você tenha sempre uma tranquilidade absoluta com relação ao seu veículo.

Temos uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, esperamos que tenha ficado claro como manter a pintura do carro sempre brilhando. Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! Estamos à disposição! Grande abraço e até a próxima!