Há algum tempo fizemos um compilado com dicas para manter a pintura do veículo sempre nova. Aquela publicação trazia informações de forma didática para você manter o aspecto visual do seu carro sempre como novo.

Contudo, não é possível esgotar o assunto da preservação da pintura do carro e por isso resolvemos reunir algumas dicas ainda mais práticas do tema e algumas ponderações adicionais.

Vamos falar de cuidados práticos em situações cotidianas para te mostrar um pouco mais sobre os detalhes da manutenção da beleza da pintura do seu veículo, seja ele moto, carro, utilitário ou caminhão.

Comprar capa automotiva é uma boa ideia?

Quando falamos sobre proteção da pintura, um acessório que sempre vem à mente é a capa automotiva.

Capa automotiva para proteger a pintura

É basicamente um grande cobertor que impede a sujeira e a ação do sol de entrar em contato com a pintura e, por isso, mantém seu carro sempre limpo e com o aspecto de novo.

O que deve ser considerado é o seguinte: se seu veículo é um carro, a prática de colocar e remover a capa provavelmente vai deixar pequenos arranhões na pintura.

Como assim a capa do carro arranha o carro?

É isso mesmo. Na teoria elas não arranham, mas na prática infelizmente a história é outra. Com essa experiência, nossa recomendação é que você só utilize a capa quando for deixar o carro parado por longos períodos.

Todavia, se você tem moto e consegue fazer a colocação e a remoção da capa sem riscar as partes pintadas, vá em frente e conte com a ajuda da capa pois ela é de fato uma excelente aliada na preservação da pintura.

Qual a melhor forma de remover adesivos do carro?

Um tema polêmico que tangencia a pintura do carro diz respeito à remoção de adesivos. Muitas vezes é um adesivo antigo, há anos na lataria e sua remoção manual acaba sendo dramático.

Muito se fala sobre diferentes produtos químicos, água gelada, água quente, etc. O fato é que a melhor solução para remover adesivos do carro é utilizando um soprador térmico.

Não é à toa que o soprador térmico é usado também na adesivação e na aplicação de plotters e películas de janelas.

O acessório é perfeito para aquecer o local e, com o auxílio de uma espátula plástica, fica muito mais fácil retirar os adesivos. Mas para remover as manchas que o adesivo por ventura venha a deixar, só mesmo fazendo um polimento.

Posso usar limão para tirar manchas?

É comum ouvir que limão é um excelente “tira manchas” e não é lenda! O uso do limão diretamente sobre as manchas de calcário, normalmente causadas por goteiras de estacionamentos, é uma ideia que pode ser usada para recuperar o brilho do seu veículo.

Obviamente a aplicação precisa ser rápida e exatamente no ponto onde há o depósito de calcário na lataria. Vale observar que o aspecto visual só pode ser recuperado se o químico depositado na pintura — seja ele cal ou pó de cimento — não tiver atingido o verniz. Se o verniz já estiver comprometido, não há contornos! A única solução para remover essa mancha definitivamente é refazendo a pintura do veículo.

Praticamente todo ácido possui um bom poder de remoção desse tipo de manchas.

Mas fique atento! É imprescindível fazer a limpeza rapidamente e em toda área onde houve contato com o limão, caso contrário a remoção da mancha poderá causar ainda mais problemas!

Quando encerar o carro?

Conforme dissemos na publicação como manter a pintura do veículo sempre nova, a cera é um aliado importante na preservação da cor e do brilho do seu veículo.

Naquela publicação recomendamos encerar o carro a cada três ou quatro lavagens, contudo, essa seria a frequência ideal caso lave seu veículo todo final de semana. Se este não é o seu caso, procure encerar o carro ao menos uma vez por mês.

Também é importante dizer que existem ceras automotivas que saem rapidamente — a cada duas ou três lavagens — mas também existem produtos profissionais que conseguem “manter a pintura encerada” por longos períodos (de 6 a 12 meses). Por isso, leve o produto utilizado em consideração na hora de pensar acerca da frequência do uso da cera.

Manutenção da pintura do veículoComo remover piche da lataria?

Essa é uma pergunta extremamente comum haja vista que, na maior parte do país, as operações tapa buraco são feitas sem sequer interditar a via e os veículos acabam passando por cima do piche recém utilizado.

É também um tema sobre o qual tocamos na nossa última publicação sobre a pintura de veículos e você provavelmente sabe que se o piche permanecer na lataria ele vai se aderir de uma forma tão crítica que dificilmente sairá sem danificar a pintura.

Por isso, o ideal é utilizar um solvente leve e à base de água. Você pode ir a uma oficina ou a um lava jato especializado neste tipo de operação. Contudo, se preferir colocar a mão na massa, pode utilizar uma solução com metade querosene e metade água.

Esteja ciente de que proteções como cristalização ou mesmo ceras serão removidas pelo solvente e, consequentemente, precisarão ser reaplicados depois da remoção do piche.

Como remover respingos de tinta do carro?

Quem nunca parou perto de um local que estava em obras e acabou tendo o veículo respingado de tinta? É muito comum, acredite!

Para remover manchas de tinta da lataria, o ideal mesmo é limpar enquanto a tinta ainda não secou. Contudo, se não for possível, utilize a receita que recomendamos para remoção de piche: 50% de água e 50% de querosene.

Mas aqui também vale uma ressalva pois, em alguns casos, os pingos de tinta se aderem tanto ao carro que o melhor a se fazer é levar o veículo à uma empresa especializada em limpeza e pintura automotiva.

Como evitar que o verniz do veículo descasque?

Essa pergunta é comum entre os que têm um veículo mais antigo.

Acontece que, quando a pintura é original, isso raramente acontece, mesmo o carro já tendo bastante idade.

O que pode acontecer é ter uma peça pintada utilizando um verniz de baixa qualidade.

Para evitar ver o verniz da pintura do seu veículo descascando, sempre que precisar trocar alguma peça pintada e puder escolher, opte peças originais do veículo para ter a certeza da boa qualidade do trabalho de pintura.

Dúvidas quanto à manutenção da pintura do veículo?

Exclusive Proteção VeicularFalamos isso na nossa publicação anterior… Por mais cuidadoso que você seja, algo pode acontecer e danificar a pintura do seu veículo. Por isso, além de cuidar do veículo, é sempre bom manter-se protegido de forma preventiva contando com os benefícios da proteção veicular.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nosso objetivo é te munir de informações para que você tenha sempre uma tranquilidade absoluta com relação ao seu veículo.

Temos uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Esperamos ter ajudado a esclarecer um pouco suas dúvidas com relação à pintura do veículo. Qualquer questão que permanecer, fale conosco! Estamos à disposição!