A Volkswagen quer ampliar o acesso do grande público ao mercado de carros elétricos e, de quebra, aproveitar ao máximo um dos componentes mais caros e, claro, mais importantes da nova geração automotiva: a bateria.

Volkswagen pretende ampliar vida útil da bateria de seus carros elétricosA marca anunciou que iniciará, a princípio na Europa e nos Estados Unidos, o aluguel da frota elétrica de usados.

O contrato, na verdade, seria no formato de leasing, expansível por um ou mais períodos, totalizando oito anos até a devolução dos carros para a fábrica.

“Na Europa, estamos tentando conseguir um segundo e até um terceiro aluguel, mas em forma de leasing, para manter o carro em nossas mãos”, explicou Herbert Diess, CEO da montadora alemã.

Segundo ele, a vida da bateria hoje é de cerca de 1.000 ciclos de carga, ou 350 mil quilômetros.

“A bateria provavelmente duraria mais do que o carro, e queremos mantê-la para não precisarmos produzir novas”.

Herbert Diess conversou com o pessoal do Automotive News durante as apresentações da montadora no IAA, Salão de Mobilidade que foi realizado em Munique.

Ele adiantou alguns outros detalhes envolvendo a ideia de reutilizar as baterias recuperadas após o término do contrato de leasing:

“Já há uma indicação de que os resíduos para carros elétricos podem ser maiores do que para os de combustão interna, pois, mesmo que o carro seja totalmente inútil, ainda há uma bateria, que pode ter 70 ou 80% de sua energia original e capacidade de armazenamento. Nossa tarefa é tentar manter essas baterias”.

Quando retomar as baterias, a Volkswagen deverá utilizá-las em outros projetos. A ideia, caso não haja a reciclagem completa do conjunto, é deslocá-las para uso em sistemas de energia domésticos, por exemplo.

“Isso tudo precisa ser acertado com os revendedores, mas gostaríamos de ficar com as baterias para sempre”.

Fonte: Canaltech.