Falamos bastante nas últimas publicações sobre diferentes formas de proteger seu veículo, especialmente sobre o serviço de proteção veicular. Mostramos alguns benefícios dessa proteção, respondemos à pergunta recorrente sobre a segurança da proteção de veículos, etc. Contudo, muita gente ainda se pergunta sobre a diferença entre o seguro e a proteção veicular.

É uma dúvida que chega pra gente de várias formas:

Qual a diferença entre o seguro e a proteção veicular?
Qual a diferença entre a seguradora e a Associação?
Vocês são seguradora?

Pra responder a mais essa questão, hoje falaremos especificamente sobre essa diferença. Se você não sabe ao certo qual a diferença entre seguro e proteção veicular, se você não consegue diferenciar a seguradora da Associação de Proteção Veicular, hoje o papo é contigo!

Demanda por proteção de patrimônio

A demanda por proteção veicular se fez presente no contexto do surgimento desses dois tipos de instituições. As seguradoras são mais antigas, mas as Associações de Proteção Veicular chegaram no final do século passado.

Na prática, tanto a seguradora quanto a Associação oferecem uma forma se sentir seguro com relação aos riscos aos quais o nosso automóvel se expõe.

São inúmeras diferenças que separam o serviço prestado por cada um desses grupos e para deixar essa explicação bem didática, vamos listar as características do seguro e em seguida listaremos as características do serviço de proteção veicular, ok?

Características do seguro

O seguro é o serviço oferecido por uma seguradora que precisa lucrar para oferecer dividendos para seus sócios e o contrato para segurar o veículo se dá em cima de uma apólice de seguro.

Nesta apólice constam várias informações acerca do que está sendo segurado e por toda a cobertura o cliente paga um valor anual previamente determinado.

Para contratar a seguradora, a burocracia envolve a análise do CPF no SPC, no SERASA e também a análise do carro, suas condições de uso, onde normalmente será estacionado, quem mais poderá dirigi-lo e vários outros detalhes.

Para cancelar o seguro contratado é preciso entender as regras da seguradora para evitar transtornos e cobranças desnecessárias.

Características da proteção veicular

A proteção veicular é o serviço oferecido por uma Associação sem fins lucrativos e a proteção do carro se dá em cima de uma colaboração mútua.

Neste mutualismo, o carro é protegido conforme a necessidade do usuário que se torna um associado e paga um valor mensal que pode variar minimamente.

Para fazer parte de uma Associação de Proteção Veicular, a burocracia é mínima haja vista que não há consulta ao SPC nem ao SERASA, não há análise do perfil do condutor e nem mesmo análise do local onde o carro ficará estacionado.

Para cancelar a proteção veicular, basta informar a Associação acerca do seu desligamento e a proteção do veículo deixa de existir.

Na prática, existem vários pontos que ainda podem ser detalhados, mas, no geral, essas são as principais diferenças entre o seguro e a proteção veicular oferecida por Associações.

Dúvidas quanto à diferença entre o seguro e a proteção veicular?

À primeira vista, o seguro e a proteção oferecida pela Associação de Proteção Veicular podem parecer a mesma coisa, mas, com uma análise minimamente crítica, fica claro que são duas coisas bem distintas.

Os objetivos do seguro e da proteção veicular são parecidos, afinal, são duas formas de proteger seu patrimônio. Contudo, na prática existem diferenças que podem ser muito significativas tanto na forma de lidar com o usuário quanto no valor final que ele paga para ter o veículo protegido.

Caso tenha alguma dúvida específica com relação a esse tema, não hesite em falar conosco!

Nossa equipe está sempre pronta para sanar suas dúvidas e permitir que você tome suas decisões de forma consciente especialmente no que diz respeito à forma de proteger seu carro, sua moto ou seu caminhão.

Grande abraço e até a próxima!