As dúvidas sobre proteção veicular são muito diversas. Há quem queira saber qual o custo da proteção, há quem pergunte qual a frequência dos pagamentos e por quanto tempo dura a proteção… Enfim, hoje listamos e respondemos algumas das dúvidas mais frequentes sobre proteção veicular.

Então se você tem alguma dúvida com relação à proteção do seu veículo, essa publicação provavelmente pode te ajudar.

E, desde já, se alguma de suas perguntas sobre esse universo de proteção veicular não estiver respondida aqui, você sempre pode falar diretamente conosco! Temos uma equipe qualificadíssima e pronta para receber sua ligação, ok?

Vamos então à lista de perguntas que o nosso setor comercial mais responde no dia a dia.

A proteção veicular é uma atividade legalizada?

Associação de Proteção Veicular é legal?

Pode parecer engraçado para alguns, mas muita gente nos pergunta se a proteção veicular é uma atividade lícita, se é algo dentro da lei ou se é realmente permitido no Brasil.

Essa dúvida é pertinente pois existe uma parcela do setor de seguros e cooperativas que, à medida que perde uma parte do mercado para Associações de Proteção Veicular, prefere distribuir informações falsas e desconfiança do que repensar seus preços e os benefícios que oferecem aos clientes.

Com tamanha influência, essas seguradoras e cooperativas de proteção de veículos fazem publicidade contra a atividade das APV e isso acaba confundindo os motoristas que precisam ter seus veículos protegidos.

Respondendo à pergunta…

Sim! Associações de Proteção Veicular são totalmente legais e asseguradas pela constituição federal.

Falamos nessa publicação:

Existe uma taxa de adesão para se associar?

Uma outra dúvida que recebemos constantemente é referente à taxa de adesão ou taxa de associação. A resposta é um pouco cruel pois é uma “mistura de sim e não”.

Via de regra, essa taxa de associação existe e é cobrada para ajudar com os custos da inspeção inicial do veículo e das despesas inerentes ao cadastro do novo associado.

É por meio dessa cobrança que o motorista se une ao grupo de associados e a partir de então passa a ter seu carro protegido.

Contudo, em algumas circunstâncias é possível isentar o associado do pagamento dessa taxa. Como é algo bem específico, nossa sugestão é que você entre em contato e verifique no momento do atendimento, se há e qual é o valor dessa taxa para se associar, ok?

Qual a cobertura da proteção veicular?

Cobertura da proteção veicularCada APV (Associação de Proteção Veicular) oferece uma cobertura específica e essa é uma das razões pelas quais nós alertamos a todos na hora de se associar. É preciso escolher a Associação não só pelo seu histórico e pela sua solidez financeiras e estrutural, mas também observando atentamente a cobertura oferecida.

Aqui na Exclusive do Brasil nós oferecemos cobertura contra fenômenos da natureza e isso faz a diferença praticamente todo ano, afinal, é praticamente normal vermos uma ou duas chuvas fortes de granizo a cada ano em Belo Horizonte.

Curiosamente, esse ano já tivemos várias a exemplo dessa última chuva de granizo em Outubro.

Um outro ponto importante que precisa ser observado é a ideia de verificar quem era o condutor do veículo no momento do sinistro. Aqui na Exclusive não fazemos esse tipo de avaliação. Se for uma pessoa habilitada e não estiver sob efeito de drogas, a cobertura da proteção veicular atua normalmente fazendo os reparos necessários no veículo.

Já imaginou descobrir logo após um acidente que a sua Associação não permite emprestar o carro para um parente ou amigo?

Por isso é importante ficar atento à cobertura da APV que você escolher.

Aqui na Exclusive do Brasil o veículo está protegido contra colisão, roubo, furto (simples ou qualificado), capotamento, fenômenos da natureza, incêndio decorrente de colisão, abalroamento, queda de objetos ou agentes externos sobre o veículo, submersão por inundação ou alagamento de água doce e salgada (enchente).

Para saber mais sobre a cobertura, fale conosco!

A proteção veicular demora? Como é a burocracia?

O motorista que quer se associar e proteger seu veículo, via de regra se espanta com a agilidade do processo.

O início da vigência da proteção veicular se dá DE IMEDIATO para veículos novos, aqueles cuja adesão tenha sido realizada
através da nota fiscal de compra ou até 72h da sua emissão. Dispensa-se inclusive a inspeção do veículo por parte da Associação.

Para veículos usados, a proteção começa a valer na meia noite seguinte à inspeção do veículo a ser protegido. A inspeção é feita basicamente para identificar o estado de conservação do veículo e pode ser feita em questão de minutos.

É um tempo curto que facilita a proteção e a adesão de novos associados.

A proteção veicular é mais barata?

Custo da proteção veicularMuita gente compara o valor pago pela proteção veicular com serviços oferecidos por seguradoras. Apesar de serem serviços diferentes, o paralelo entre os valores cobrados é inevitável e a conclusão é inevitável.

Ao contrário das seguradoras, a Associação não tem fins lucrativos e por isso pode cobrar valores muito menores do que aqueles praticados por seguradoras ou mesmo por cooperativas de proteção veicular.

Observe que existe um abismo que separa a Associação de Proteção Veicular das Cooperativas e Companhias de Seguro. Esse abismo chama-se “busca pelo lucro”.

Se você não está quer arcar com os altos custos de um seguro tradicional, nem tampouco com a ganância das cooperativas, a proteção veicular de uma Associação certamente é o que há de mais barato pra você.

Dúvidas sobre a proteção automotiva?

A proteção veicular é um universo relativamente pequeno, mas que ainda assim pode deixar uma série de dúvidas especialmente quando comparado com a atividade de seguradoras e cooperativas de proteção veicular.

Na prática, é um serviço completamente diferente, mas que tem objetivo semelhante: a proteção do patrimônio dos associados.

Se você permanece com alguma dúvida com relação a esse mundo da proteção de carros, motos e caminhões, fale com a nossa equipe! Ela está sempre a postos para sanar suas questões e deixar tudo às claras para que você possa tomar a decisão de proteger seu veículo de maneira consciente.

Exclusive Proteção VeicularConheça os benefícios da proteção veicular e pare de gastar dinheiro com seguradoras e cooperativas que visam o lucro. Associe-se com quem visa proteger seus membros sem a ganância das empresas privadas.

A EXCLUSIVE DO BRASIL é uma Associação de pessoas que se preocupa verdadeiramente com a sua tranquilidade. Conte conosco sempre que precisar!

Um grande abraço e até a próxima!