A documentação necessária para que o veículo possa rodar é relativamente simples. Se de um lado o condutor precisa estar habilitado, com a CNH, o veículo também precisa de certas permissões para trafegar nas vias públicas, como o CRLV. Entretanto, com o passar do tempo, das gerações, já ouvimos falar de CRLV, de CRV, de DUT… Essa sopa de letrinhas acaba criando uma confusão em torno dessa nomenclatura e da função de cada um desses documentos.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre os documentos do veículo. Não importa se você pilota moto, dirige carro ou caminhão! Você precisa saber o que é DUT, CRV, CRLV, etc.

Tem alguma dúvida com relação à documentação do veículo? Vem com a gente que a conversa hoje vai resolver!

O que você vai ler nesta publicação:

Os documentos do veículo

A documentação do veículo é obrigatória em todo o território nacional.

Existe uma série de exceções e limites mas, de forma resumida, se seu veículo possui um motor, você precisa de um documento para que ele possa transitar nas vias públicas.

E qual o nome desse documento? DUT? CRV? CRLV?

DUT

DUT é a abreviação de Documento Único de Transferência. Seu uso é obrigatório apenas no processo de transferência de propriedade do veículo. Em outras palavras, é o documento usado apenas na hora de vender o veículo.

Teoricamente, quem está com o DUT do veículo é capaz de vendê-lo.

É muito confundido com o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, pois normalmente o Detran faz sua impressão no mesmo papel.

O DUT é o nome antigo do CRV, Certificado de Registro de Veículo. A recomendação é que você não ande com ele no interior do veículo por questão de segurança, afinal, se o perder ou se o carro for roubado, terá que tirar uma segunda via.

Mesmo contando com a proteção veicular, é sempre bom prevenir e deixar o DUT bem guardado em casa, ok?

Ele é um documento que visa comprovar todas as características físicas do veículo como cor, ano, modelo, número do renavam, da placa, espécie, tipo de combustível, etc.

No verso do Documento Único de Transferência serão inscritos os nomes dos antigos proprietários e, para revender o veículo, essa lista deve estar atualizada.

A diferença de DUT e CRV

Na realidade não existe nenhuma diferença entre esses documentos. Alguns estados ainda chamam o documento de registro do veículo de DUT, outros o chamam de CRV.

Na teoria, o DUT não existe mais pois, após a implantação do sistema Renavam, em 1985, o DETRAN passou a chamar o DUT de CRV.

O fato é que esse documento de registro do veículo permite que o proprietário faça a transferência do veículo.

Quando você compra um veículo, o CRV (ou DUT) vem junto do documento que chega em seu nome (O CRLV). Ele só volta a ser usado quando você decide vender o veículo.

Clique aqui para tirar a segunda via do DUT/CRV.

CRLV

O último dessa sopa de letrinhas é, enfim, o que normalmente chamamos de documento do veículo.

CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento de veículos e é o documento de registro e identificação do carro, moto ou caminhão.

Seu porte é obrigatório para trafegar com o veículo em vias públicas do Brasil. Sua renovação é uma obrigação anual do dono do veículo e ele também se faz necessário para reboques e semirreboques.

O CRLV é um licenciamento automático feito mediante o pagamento das obrigações anuais que incidem sobre a propriedade do veículo.

A liberação do CRLV só acontece quando o veículo não possui multas em aberto.

Para licenciar reboques e semirreboques, só é exigido o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo.

Para saber mais acesse a página sobre o licenciamento anual de veículos do Detran.

Clique aqui para tirar segunda via do CRLV.

A última novidade desse documento é a possibilidade de imprimi-lo em casa, usando uma folha de papel A4.

Acredita nisso?

Pois é verdade! Devido à pandemia e para desburocratizar esse licenciamento, hoje é possível imprimir o documento do veículo em casa.