Dicas para o motociclista pilotar de forma segura nos grandes centros urbanos

Nos dias de hoje, as motocicletas são meios de transporte absolutamente necessárias especialmente em grandes centros onde o fluxo de mercadorias é intenso e o trânsito muitas vezes não permite a agilidade de carros, ônibus e outras formas de locomoção.

Porém é nesse contexto que o dia a dia em cima de uma motocicleta se torna mais inseguro, afinal, há sempre o risco de não ser visto por um motorista mudando de faixa, há sempre a possibilidade de ser ignorado por veículos maiores como ônibus e caminhões e os pedestres, distraídos, muitas vezes acabam se colocando em apuros.

Como se não bastasse todo esse risco envolvendo a condução da motocicleta, ainda existem perigos relacionados aos furtos, roubos e outros crimes que têm como alvo os proprietários de motocicletas. Por isso, hoje nossa conversa é contigo, piloto de grandes metrópoles que precisa circular com mais tranquilidade. Vamos listar dicas importantes para o motociclista pilotar de forma segura nos grandes centros urbanos.

Vamos lá?

Moto nos centros urbanosDicas para o motociclista nos centros urbanos

Você certamente concorda que, especialmente em grandes cidades, as motos desempenham um papel fundamental.

Com todo esse protagonismo, o número de motos nas ruas não para de subir e com isso a importância de tomar cada vez mais cuidados para não acabar tendo prejuízos.3

Se você tem uma motocicleta e pilota diariamente, como entregador ou mesmo como forma de ir e vir do trabalho, essas dicas certamente são valiosas para você.

Seja visto

Parece uma dica boba para quem não pilota, mas quem tem o hábito de andar sobre duas rodas sabe bem que a quantidade de vezes que os carros “não enxergam” as motos é absurdamente alta.

É um equívoco dos motoristas, mas se os pilotos querem reduzir a chances de se envolver em acidentes, é preciso tomar atitudes melhores do que apenas reclamar depois do acontecido.

Estar visível envolve atenção em todas as direções. É preciso observar com cautela para certificar-se de que o carro da frente está te vendo, se os carros ao seu lado estão te vendo e isso é especialmente importante para veículos maiores como vans e ônibus.

O uso de roupas claras é recomendado especialmente para quem pilota à noite, mas, independente do horário, conhecer e evitar os chamados “pontos cegos” dos carros é FUNDAMENTAL para quem quer se locomover de moto com segurança.

Atenção nos cruzamentos

Por se tratar de veículos extremamente ágeis, com alta capacidade de retomada da velocidade, muitos pilotos acostumam-se com a ideia de passar por paradas obrigatórias apenas reduzindo a velocidade.

Na prática, até os carros fazem isso e uma parte do problema mora bem aí. Se você não para e o outro veículo também não, está feita a tragédia.

Estando exposto em um veículo que, conforme muitos dizem, não tem para-choque, não é prudente tratar os cruzamentos dessa forma. Na pior das hipóteses, um carro que avança a parada comete infração e pode ter um prejuízo financeiro. Quando se trata de uma moto, não parar em um cruzamento pode ser o limite entre a vida e a morte. É dramático, mas a realidade mostra que nunca é demais alertar.

Faça apenas movimentos seguros

Com tamanha agilidade, as motocicletas conseguem passar em pequenos espaços, de um lado e de outro e, no final, se tudo der certo, a entrega é feita rapidamente.

Porém, o ideal é respeitar certas regas de outro que, estatisticamente, conseguem reduzir muito o risco ao qual o piloto é exposto e uma dessas regras é a passagem ou ultrapassagem pela direita.

Evite transitar pela direita dos carros. Ainda que todos precisem utilizar a seta, como veículo menor e mais frágil, é prudente que o piloto não se exponha a esse risco sob pena de se envolver em um acidente em que não há certo nem errado, afinal, o carro pode não ter dado seta, mas o piloto também não deveria estar se espremendo para passar por ali.

Respeite a sinalização

A lei que rege o trânsito é única, chama-se Código de Trânsito Brasileiro. Ela vale para carros, ônibus, caminhões, vans e motocicletas. Por isso, não deixe de se manter atualizado e respeite as leis de trânsito.

Quando o semáforo estiver vermelho, não ultrapasse a linha de contenção. Quando houver uma placa de pare, não siga só porque você é mais rápido.

Além de poder receber multas absolutamente evitáveis por aí, pode estar colocando a sua segurança em risco e se envolvendo em situações dramáticas.

Proteja sua moto

Ande protegido

Com relação aos acidentes, são várias as possíveis mudanças comportamentais que tornam o seu deslocamento de moto mais seguro. Mas quando se trata da criminalidade, estar seguro não significa andar com atenção ou respeitar os limites de velocidade: se trata de ser prevenido.

Uma forma de prevenção que evita prejuízos de forma eficiente é a proteção veicular. A proteção veicular para motos é algo que revolucionou o mercado de proteção patrimonial, haja vista que antigamente os seguros dominavam este mercado e cobravam caríssimo para proteger sua motocicleta.

Atualmente, existe a associação de proteção veicular, APV, que permite que você pague um valor mensal super reduzido para ter seu veículo protegido independente do caminho pelo qual você transita, independente inclusive de quem está pilotando a motocicleta.

Falamos sobre esse tipo de solução diversas vezes aqui no blog e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Essas são as dicas mais valiosas para evitar problemas com sua moto nas grandes cidades. Pilotar com tranquilidade nos grandes centros pode ser um desafio à primeira vista, mas na prática, basta seguir algumas regrinhas, se manter protegido e tudo segue bem como se estivesse pilotando no interior.

Se decidir proteger seu carro de furtos, roubos, acidentes e fenômenos da natureza, conte com a proteção veicular da EXCLUSIVE DO BRASIL! É a forma mais fácil de proteger seu bolso em caso de imprevistos comuns para os pilotos dos grandes centros urbanos.

Além dessa proteção para o bolso, uma APV também proporciona todos os outros benefícios da proteção veicular.

Exclusive Proteção Veicularproteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de motos e estamos sempre prontos para sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Se gostou da publicação de hoje, sobre as dicas de pilotagem segura nos grandes centros, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog!