A proteção veicular é uma atividade cada dia mais essencial para o motorista. É impossível ficar imune aos riscos de dirigir em um trânsito cada vez mais cheio e caótico, especialmente em grandes centros como Belo Horizonte, Contagem, Betim e São Paulo. Nesses locais ninguém mais se pergunta se a proteção veicular compensa pois já sabem bem a resposta. Nesse contexto, uma pergunta que tem surgido é a ideia de cooperativa de proteção veicular.

Essas questões têm chegado com uma frequência enorme e por isso hoje vamos falar exclusivamente sobre isso. Afinal, é vantajoso contratar uma cooperativa de proteção veicular? Qual a ideia por trás dessas cooperativas de proteção de veículos? O preço da cooperativa é o mesmo de uma APV?

Essas e outras perguntas a gente respondeu e trouxe na publicação de hoje…

Cooperativa de proteção veicular

Cooperativa de proteção veicularAntes de mais nada, vamos entender o conceito de cooperativa para entender como elas atuam no universo da proteção de veículos.

Cooperativas são instituições que têm uma finalidade essencialmente econômica. A principal razão de ser de uma cooperativa é a produção de lucros para seus membros.

Ao contrário desse entendimento, as Associações não visam o lucro, elas são organizações que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, filantrópicas ou, como é o nosso caso, a defesa de interesses de classe.

Dito isso, fica claro que o objetivo de uma cooperativa pode parecer estranho quando a ideia é proteger o veículo do grupo, não é mesmo?

Diferença entre Cooperativa e Associação

AssociaçãoAs cooperativas são extremamente úteis no mercado atual pois, como já diz o ditado, a união faz a força. Contudo, quando o objetivo é proteger seu veículo, o motorista precisa pensar bem antes de se tornar membro de uma Cooperativa. Nesse modelo, o valor que ele paga mensalmente estará sendo útil não apenas para proteção do veículo, mas também para gerar lucros e isso, via de regra, é sinônimo de mensalidades maiores.

Para além do custo, quando o grupo tem como objetivo final a proteção dos associados ao invés de ter como objetivo final a obtenção de lucro, o serviço prestado facilmente atinge uma qualidade superior, afinal, o serviço de proteção de veículos é a razão de ser da Associação de Proteção Veicular. Na associação, não se utiliza da proteção de veículos para produzir grandes montantes de dinheiro e dividir entre os pagantes.

Cooperativas de proteção veicular explicadas

Podemos definir as cooperativas de proteção de veículos como seguradoras formadas por um grupo de pessoas. E aqui é importante que fique bem claro algumas coisas:

  • As cooperativas, assim como as seguradoras, visam o lucro e você é quem paga por isso;
  • As cooperativas são organizações privadas, logo, é como se você estivesse lidando com uma empresa comum de proteção veicular.

É importante distinguir esses três termos: seguradoras, cooperativas e associações. Seguradoras e cooperativas querem lucrar e esse é o objetivo final delas.

Por outro lado, o objetivo da Associação é a própria prestação de serviço. Não existe uma ganância, uma necessidade de lucrar com a proteção dos associados. Até por isso é possível oferecer mensalidades mais baratas nesse formato.

Melhor forma de proteger o veículo

A proteção veicular pode ser feita de diversas formas e a liberdade de associação nos parece fazer mais sentido atendendo melhor às necessidades dos motoristas dos grandes centros.

Apesar de estar escrito na Constituição Federal, ainda há quem pergunte se a associação para proteção veicular é legal e nós já respondemos isso aqui. É uma atividade totalmente legalizada e uma tendência mundial em países com problemas de segurança pública.

Por isso, nossa recomendação é a de sempre: não espere precisar, proteja seu veículo e fique tranquilo! Além do sossego, você ainda pode contar com os outros benefícios da proteção veicular.

Então, respondendo de forma objetiva a pergunta inicial: cooperativas de proteção veicular querem lucrar com o serviço oferecido, por isso a melhor solução são as associações, como a Exclusive Do Brasil, que não tem fins lucrativos.

Conheça as vantagens da proteção veicular e pare de gastar dinheiro com cooperativas que visam o lucro. Associe-se com quem visa proteger seus membros sem a ganância das cooperativas.

A EXCLUSIVE DO BRASIL é uma Associação de pessoas que se preocupa verdadeiramente com a sua tranquilidade. Caso tenha alguma dúvida, fale conosco! Grande abraço e até a próxima!