Câmera de carro

A utilização de câmera de carro é algo que vem ficando cada vez mais comum. Há quem utilize o próprio telefone como dashcam, há quem compre câmeras de ação para o veículo e isso é só uma pequena parte desse universo.

Na prática, são várias formas diferentes de registrar o que se passa do lado de fora do carro e hoje vamos falar um pouco sobre elas: as câmeras veiculares.

Você sabe o que é uma dashcam?
Sabe como essas câmeras de carro funcionam?
Já teve vontade de instalar uma câmera veicular?
Qual a melhor câmera de veículos?

Como sempre, a EXCLUSIVE vem responder a essas e outras questões. Vem com a gente!

Câmera de carro? O que é isso?

Por mais autoexplicativo que o nome seja, muita gente não entende ao certo a ideia de ter uma câmera no carro funcionando e isso é compreensível.

Câmera veicular

Indo direto ao ponto, é simples o conceito de câmera de carro: é uma câmera que registra vídeos similares à visão do motorista durante todo o tempo de funcionamento do carro.

Também conhecida como dashcam, ou câmera de bordo, esse tipo de equipamento tem se popularizado intensamente e hoje em dia já é bem comum em grandes cidades.

Ok… Você provavelmente já imaginava isso, afinal, o nome fala por si.

Contudo, muita gente acredita que não há necessidade de mostrar para ninguém o que se vê ao dirigir e em certa medida esse raciocínio faz sentido, mas, como você vai ver a seguir, uma câmera veicular pode ser extremamente útil em diversas situações.

Uma câmera no carro por quê?

A ideia de colocar uma câmera para registrar seu trajeto não tem a ver com exibicionismo ou necessidade de autoafirmação, ao menos na maior parte das vezes.

A câmera automotiva se popularizou mais devido à segurança que ela oferece em casos de assalto, já que ela registra o áudio do interior do veículo e pode também, dependendo do modelo, registrar as imagens internas do carro.

Por isso, uma das principais razões de se instalar uma câmera veicular atualmente é a segurança que ela dá ao motorista.

Se todos os carros tivessem câmeras internas, ao menos alguma parte dos assaltos seria inibida, concorda?

Para além da questão da segurança pública, existe também a ocorrência de acidentes que deixam dúvidas com relação à culpa de cada um dos envolvidos e uma câmera de carro pode demonstrar nitidamente “quem está errado” em um eventual sinistro.

Como se não bastasse, esse tipo de registro pode ser a única solução contra tentativas de golpes de estelionatos no trânsito como esse mostrado a seguir:Estelionato de trânsito

Como funciona a câmera automotiva?

Assim como qualquer outra coisa, as câmeras possuem funcionalidades que variam de acordo com o fabricante e com o modelo.

Dashcam ou câmera automotiva

Como dissemos, quem utiliza o telefone como câmera veicular acaba ficando limitado às funcionalidades do aplicativo que utiliza.

Por outro lado, quando se utiliza uma câmera de gravação veicular especializada (tecnicamente um gravador de vídeo digital para carros), o céu passa a ser o limite. É possível gravar através da detecção de movimentos, gravar dentro e fora do carro e inclusive quando ele está estacionado e completamente desligado.

Se você precisa saber exatamente o que se passa próximo do seu carro o tempo todo, esse tipo de equipamento certamente é a melhor opção.

Dúvidas quanto à câmera veicular?

A instalação de uma câmera veicular não é algo que deve ser feita sem pensar, “de uma hora para outra”. Existem muitos equipamentos disponíveis no mercado de dashcams e é preciso pesquisar bastante para adquirir algo que realmente vai suprir as suas necessidades.

O ideal é procurar uma empresa especialista em câmeras de carro para tirar suas dúvidas e, somente assim, solicitar a instalação da câmera no carro.

Assim como falamos no nosso texto sobre airbags, esperamos que você não precisa nunca de uma câmera no carro. Entretanto, como a vida não é totalmente previsível, é sempre bom ter a câmera instalada para recorrer às imagens se for necessário e também contar com a proteção veicular para proteger o bolso em caso de acidentes.

Além dessa proteção para o bolso, uma APV também proporciona todos os outros benefícios da proteção veicular.

Exclusive Proteção VeicularA proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nosso time está sempre pronto para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, você deve ter entendido a importância da câmera automotiva. Se gostou, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog!