Falamos há pouco sobre o alinhamento da direção e também sobre o balanceamento das rodas e, nesta esteira, a cambagem do veículo é um tema inevitável.

Controverso e muito popular na boca de mecânicos de todo o Brasil, a regulagem do ângulo de camber é um dos assuntos que mais gera discussões em oficinas.

Como de costume, a gente vem trazer pra você um conteúdo direto ao ponto com o qual você vai saber o que é cambagem, pra que serve, como e quando você deve se preocupar com esse tipo de procedimento.

Vamos aprender?

O que é cambagem?

Cambagem, ou regulagem do camber, é a inclinação da roda do carro em relação ao seu plano vertical. Em outras palavras, é a regulagem que permite alterar a distância entre a parte superior dos dois pneus e também a distância entre a parte inferior destes mesmos dois pneus.

Cambagem nula

O valor da cambagem pode ser nulo, negativo ou positivo e cada veículo tem suas especificações de fábrica.

Ângulo da cambagem negativa

Cambagem positiva

O camber será positivo quando a parte superior da roda se inclinar para fora encurtando a distância entre a parte inferior dos pneus (e consequentemente aumentando a distância entre a parte superior deste par de pneus).

Cambagem negativa

A cambagem pode ser nula se as rodas estiverem perfeitamente perpendiculares à pista de forma que a distância entre as partes inferiores seja a mesma medida entre as partes superiores dos pneus.

O valor da cambagem também pode ser negativo se a roda se inclinar para dentro conforme mostramos na imagem.

A influência da cambagem no veículo

O ângulo da cambagem determina uma série de características de rolamento das rodas e, como você deve imaginar, quando está desajustado pode causar desgaste irregular dos pneus, facilitar a perda do controle do veículo bem como afetar seu consumo de combustível.

Quando os valores da cambagem variam em mais de um grau entre uma roda e outra, é comum ter o carro “puxando” para um dos lados — naturalmente para o lado cuja cambagem é positiva.

A leitura da cambagem é importante especialmente no momento do alinhamento da suspensão do veículo já que faz parte das leituras de Geometria da Suspensão.

Não adianta trabalhar no alinhamento do carro se seu ângulo de cambagem não estiver exatamente conforme determina o fabricante, sob o risco de realizar um trabalho mal feito e submeter o carro a torções e forças para as quais ele não foi projetado.

A polêmica da cambagemA polêmica em torno da cambagem

A polêmica que gira em torno desse tema é grande e podemos explicar exatamente o motivo…

Muitos mecânicos fazem ajustes na cambagem de veículos de forma “artesanal” e muitas vezes o próprio veículo não possibilita esse ajuste sem que seja necessário a troca de alguns componentes.

Por isso, muita gente acaba dizendo que a cambagem não existe e que não precisa ser feita. Dizem que é apenas um papo dos mecânicos para te “empurrar” mais serviços.

Contudo, a realidade é que a cambagem existe e é mais uma especificação das fábricas de carros. O que precisa ser observado é a forma correta de fazer esse ajuste.

Você provavelmente não concorda em ajustar a cambagem com golpes de marreta, certo?

É disso que se trata! Quando a cambagem do seu veículo estiver desajustada, o ideal é entender o porquê e agir na raiz do problema — o que normalmente demanda a substituição de uma ou mais peças.

Depois de feita a cambagem, o alinhamento pode ser feito tranquilamente e seu carro pode sair da mecânica sem medo de ser feliz!

Dúvidas quanto à cambagem do veículo?

Exclusive Proteção VeicularA cambagem é uma especificação que precisa ser observada, sobretudo quando fizer o alinhamento da direção. Entretanto, não é de qualquer forma que se ajusta esse ângulo. É preciso entender do seu veículo e ter as peças e/ou os equipamentos necessários para tal.

Se nos permite, uma outra recomendação para incrementar a segurança do seu veículo e a sua tranquilidade ao dirigir é contar com uma APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro. A EXCLUSIVE DO BRASIL oferece uma proteção veicular legal, confiável e que te deixa absolutamente tranquilo com relação a uma série de coisas, incluindo panes elétricas e mecânicas.

Trabalhamos desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa equipe está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora! Por isso, se surgir alguma dúvida, fale conosco!