Mais uma vez falaremos sobre um termo bastante conhecido no meio automotivo: balanceamento.

Como existe muita desinformação sobre alinhamento e balanceamento, muito se fala sobre o balanceamento do veículo, fazem confusão com o alinhamento da direção, com a cambagem e por aí vai…

Por isso, a publicação de hoje vem esclarecer o que é o balanceamento das rodas, explicar como ele funciona, quando deve ser feito e mais alguns outros detalhes para você nunca mais ficar perdido quando estiver conversando com o mecânico sobre essas questões.

Balanceamento das rodasBalanceamento

A ideia de balancear não se aplica à direção como um todo. Também não se relaciona diretamente com o ângulo que os pneus forma com o chão, com a cambagem, positiva ou negativa…

O balanceamento é feito nas rodas “montadas”, ou seja, já com os pneus e calibrados.

O que é o balanceamento das rodas?

Na prática, a definição de balanceamento das rodas é a seguinte: é o procedimento que visa compensar excessos e carências de peso que causam uma falta de equilíbrio entre as forças centrífugas presentes nas rodas do carro enquanto ele está em movimento, normalmente perceptíveis em velocidades mais altas.

Por que é preciso balancear as rodas?

Quando os pneus são montados nas rodas, é comum termos a má distribuição do peso ao longo de toda a circunferência do pneu. Nestas situações dizemos que a roda está desbalanceada.

Andando em um carro com as rodas desbalanceadas, é comum sentirmos a estranha vibração proveniente desse desequilíbrio.

É um sintoma do excesso de peso em um determinado ponto da roda que precisa ser “tratado” por um profissional capacitado.

O tratamento realizado durante o balanceamento das rodas é a inserção de pesos que compensam o excesso de peso em um ponto diametralmente oposto.

O que acontece quando as rodas estão desbalanceadas?

Balanceamento das rodas do veículoAlém da vibração anormal que sentimos, pode-se perceber uma vida útil reduzida dos pneus e também um desgaste mecânico acelerado em algumas partes do veículo.

Como o balanceamento precisa ser feito em cada um dos pneus, se apenas um deles estiver desbalanceado, é possível vê-lo gastando mais da banda de rodagem.

Como se não bastasse, esses pneus desbalanceados também contribuem para a elevação do consumo de combustível e para falta de estabilidade do veículo.

Quando balancear os pneus?

Aqui podemos listar algumas das situações em que o balanceamento das rodas se faz necessário:

  • Quando um pneu for substituído;
  • Quando um peso balanceado for retirado;
  • Quando você comprar pneus novos;
  • Quando você fizer algum reparo no pneu.

Em qualquer um desses contextos, o balanceamento das rodas é primordial para garantir uma direção segura.

Como as rodas são balanceadas?

É preciso fazer esse serviço com uma empresa especializada pois o trabalho exige uma máquina de balanceamento que tem como principal função identificar os pontos mais pesados na circunferência do pneu.

Depois de fazer esse reconhecimento, o mecânico prende pequenos pesos à roda para, como já dissemos, equilibrar as forças centrífugas que atuam de forma crítica quando o carro está em movimento.

Dúvidas quanto ao balanceamento das rodas?

O balanceamento das rodas do carro é uma atividade fundamental que garante segurança e conforto durante a direção.

Exclusive Proteção VeicularUma outra forma de incrementar esses atributos do seu veículo e adicionar uma boa dose de tranquilidade para sua direção é contar com uma APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro.

Como já mencionamos em outras publicações, a proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nosso time está sempre pronto para te atender e sanar suas dúvidas.

Com a publicação de hoje, você deve ficar por dentro do balanceamento das rodas e das suas diferenças com relação ao alinhamento da direção. Qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco! Estamos à sua disposição! Um grande abraço e até a próxima!