Os cuidados com o veículo fazem parte da rotina de qualquer motorista que quer evitar a desvalorização do carro. Mas não é pelo fato de procurar combustível de qualidade e realizar a troca de óleo de acordo com o manual que o proprietário do veículo é perito em mecânica. Não é porque você calibra os pneus com frequência que sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem.

Essa pergunta do título é um exemplo clássico para mostrar que, mesmo sabendo um pouco das necessidades de um veículo, muita gente acaba se confundindo na tentativa de identificar possíveis problemas no carro ou mesmo quando precisa conversar com o mecânico na oficina.

Sinceramente, você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento? E a regulagem do camber, sabe do que se trata?

Pois é. Hoje vamos jogar luz sobre o assunto e te mostrar com calma o que é alinhamento do veículo, o que é balanceamento e o que é cambagem.

Vamos aprender?

O alinhamento do veículo

Alinhamento da direçãoO alinhamento da direção é um procedimento que tem como objetivo voltar com as medidas e ângulos originais das rodas.

Alinhar a direção do veículo é a prática de alinhar corretamente as rodas e o sistema de direção do carro.

Para saber se o seu veículo precisa de alinhamento, faça o seguinte:

  1. Encontre um local reto, plano e sem buracos ou desníveis onde você pode andar com o carro a cerca de 30 Km/h;
  2. Nesta velocidade, procure retirar as mãos do volante brevemente para identificar se o carro tende para algum dos lados;
  3. Verifique também se nesta velocidade (ou em alguma outra qualquer) o volante está trepidando, tremendo ou transmitindo para o seus braços algum tipo de sensação incômoda.

Depois de fazer esse teste, verifique também alguns outros sintomas que podem acusar a necessidade de alinhamento da direção do veículo:

  • Trepidação das rodas dianteiras e/ou do volante;
  • Direção demasiadamente pesada;
  • Desgaste excessivo ou desigual dos pneus dianteiros;
  • Carro inclinando mesmo quando trafega em uma pista plana.

Balanceamento das rodasO balanceamento das rodas

O balanceamento das rodas é um procedimento usado para compensar excessos e carências de peso que causam uma falta de equilíbrio entre as forças centrífugas presentes nas rodas do veículo enquanto ele se movimenta.

Esses desequilíbrios normalmente só são percebidos em velocidades mais altas, afinal, quanto mais rápido a roda gira, maiores serão as forças centrífugas envolvidas.

Seu veículo precisará passar pelo setor de balanceamento da oficina sempre que:

  • Um pneu for substituído;
  • Um peso balanceado for retirado;
  • Você comprar pneus novos;
  • Você fizer algum reparo no pneu.

Em qualquer um desses contextos, o balanceamento das rodas é primordial para garantir uma direção segura.

A polêmica da cambagemA cambagem do veículo

A cambagem é a regulagem que permite alterar a distância entre a parte superior dos dois pneus e também a distância entre a parte inferior destes mesmos dois pneus.

Também chamada de regulagem do camber, a cambagem é a inclinação da roda do carro em relação ao seu plano vertical.

Ela pode ser negativa, nula ou positiva e explicamos melhor em nosso texto onde falamos especificamente sobre esse tema.

Se quiser conferir, acesse:

Diferença de alinhamento, balanceamento e cambagem

São várias as diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem e fica claro que são três coisas absolutamente distintas, muito embora estejam sempre na boca de profissionais de um mesmo ramo da mecânica automotiva.

Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.

Nossa recomendação é que você conte sempre com profissionais qualificados para realizar qualquer um destes procedimentos e, se surgir alguma dúvida, procure o manual do veículo ou o próprio fabricante.

Todas essas atividades são essenciais para dirigir de forma segura e, se nos permite uma recomendação, não deixe de contar com uma boa APV (Associação de Proteção Veicular) para manter a proteção do seu carro.

Exclusive Proteção VeicularA proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nossa sempre está sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, você deve ter entendido um pouco das diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem. Se gostou do que leu, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog! Um grande abraço e até a próxima!