Seguindo com nossa série de dicas sobre o universo automotivo, hoje vamos falar sobre o alinhamento de direção.

Comumente chamado apenas de alinhamento, alinhamento das rodas, ou paralelismo do eixo, essa prática é feita por profissionais especializados e gera muita dúvida na cabeça dos motoristas menos experientes e leigos em mecânica de automóveis.

Para jogar luz sobre o assunto, separamos essa publicação e a ideia é te passar o máximo de informações possíveis sobre a prática de alinhar a direção do carro para que, quando precisar, você consiga conversar com seu mecânico sem parecer que ele está falando uma outra língua.

O alinhamento de direção

O alinhamento de direção é um procedimento realizado nas oficinas com o objetivo de voltar com as medidas e ângulos originais das rodas do seu carro.

Como o próprio nome sugere, alinhar a direção do veículo é a prática de alinhar corretamente as rodas e o sistema de direção do carro.

Como saber se preciso alinhar a direção?Como saber se preciso alinhar a direção?

Para saber se seu veículo realmente precisa desse serviço, faça o teste descrito a seguir:

  1. Encontre um local reto, plano e sem buracos ou desníveis onde você pode andar com o carro a cerca de 30 Km/h;
  2. Nesta velocidade, procure retirar as mãos do volante brevemente para identificar se o carro tende para algum dos lados;
  3. Verifique também se nesta velocidade (ou em alguma outra qualquer) o volante está trepidando, tremendo ou transmitindo para o seus braços algum tipo de sensação incômoda.

Depois de fazer esse teste, verifique também alguns outros sintomas que podem acusar a necessidade de alinhamento da direção do veículo:

  • Trepidação das rodas dianteiras e/ou do volante;
  • Direção demasiadamente pesada;
  • Desgaste excessivo ou desigual dos pneus dianteiros;
  • Carro inclinando mesmo quando trafega em uma pista plana.

Na prática, o que você precisa é de atenção para identificar alguma coisa anormal que possa estar relacionada com o sistema de direção e com as rodas dianteiras do seu carro.

O simples hábito de conferir o desgaste dos pneus sempre que for recalibrá-los normalmente é o suficiente para possibilitar a detenção da necessidade de alinhamento da direção.

Ficar atento aos barulhos do veículo também pode facilitar a identificação precoce da necessidade de alinhamento.

O alinhamento precisa ser feito por um profissional qualificado, afinal, ele tem que reproduzir ângulos e medidas de fábrica do seu veículo.

Uma coisa que você pode fazer para facilitar a compreensão do mecânico acerca do real estado do veículo é dar uma volta com ele ou pedir que ele dê uma volta no carro para perceber todos os detalhes que você precisa relatar.

Pode ser que, além de estar puxando para um lado, o carro também esteja com algum barulho característico que, com um ouvido mais “treinado”, logo se percebe que existe um problema e, consequentemente, se propõe a solução.

Alinhamento da direçãoComo é feito o alinhamento de direção?

O alinhamento de direção exige a calibração dos pneus e trabalha com os dois eixos do carro.

Também conhecido como alinhamento manual, o procedimento é realizado através de feixes de luz emitidos por uma máquina para que possa ser feita a comparação das medidas atuais do seu carro com os padrões de fábrica do seu modelo.

É possível identificar, através do reflexo desses feixes de luz, se as rodas estão fora do eixo de fábrica ou se está tudo corretamente alinhado.

O alinhamento manual de direção é a forma mais básica de ajustar o paralelismo do eixo e permite que o mecânico faça esse alinhamento de forma praticamente “artesanalmente”.

Ele acerta os lados, mede os ângulos e refaz as medidas quantas vezes for necessário para deixar seu carro alinhado como saiu de fábrica.

Depois de fazer o alinhamento da direção do seu veículo, confira a posição do volante pois é possível que ele não esteja alinhado com a posição das rodas e isso lhe garantirá um retorno desnecessário à oficina, ok?

Dúvidas quanto ao alinhamento da direção?

Exclusive Proteção VeicularExiste também o alinhamento 3D, mas deixaremos esse procedimento para uma publicação mais adiante afim de evitar que essa publicação não fique muito grande.

Por ora, o que você precisa saber é isso: o que é o alinhamento de direção, para que ele serve e quando você precisa fazê-lo. De forma resumida, é o procedimento que recupera as especificações de fábrica do sistema de direção do carro e precisa ser feito sempre que seu carro apontar algum dos sintomas do desalinhamento.

Essa foi mais uma publicação informativa para você que tem um veículo e quer mantê-lo sempre em ordem para uma direção segura e confortável. A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Temos uma equipe sempre pronta para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, provavelmente você vai ficar mais atento aos sinais que seu carro dá quando ele precisa de um alinhamento, não é mesmo?

Qualquer dúvida que tenha permanecido, fale conosco! Estamos à sua disposição! Um grande abraço e até a próxima!