O airbag do veículo é uma invenção que cumpre papel importante para a segurança de motoristas e passageiros. Mesmo nunca tendo se envolvido em acidentes, provavelmente você concorda com essa afirmação, afinal, essa bolsa de ar reduz consideravelmente a fatalidade dos acidentes envolvendo automóveis.

Devido a essa relevância toda, surgiram muitas dúvidas sobre os airbags e por isso vamos conversar hoje especificamente sobre eles.

Você sabe exatamente o que é o airbag?
Sabe como os airbags funcionam?
Quanto tempo o airbag demora pra encher?
Já ouviu falar sobre o reparo dessa bolsa de ar?

Para responder essas e outras questões, vem com a EXCLUSIVE!

Airbag do carroO que é o Airbag?

Airbag é uma palavra da língua inglesa que significa “bolsa de ar” e dá nome a um dispositivo que se coloca como uma almofada para reduzir as chances de ferimentos em caso de acidentes com veículos.

Um airbag normalmente é feito de nylon e é inflado tão rapidamente que é impossível ver o processo sem o auxílio de uma câmera lenta.

Como funcionam os airbags?

O veículo com airbag possui sensores que identificam a ocorrência de uma colisão e acionam os elementos internos do airbag que, através de uma reação química, inflam a almofada de ar.

Normalmente são feitos com azida de sódio ou com nitrato de guanidina.

Essa reação é desencadeada com impactos e com desacelerações repentinas (que é o que ocorre na prática em acidentes). Os sensores do airbag enviam essas informações para uma espécie de central do veículo que lê e interpreta esses sinais para identificar se realmente está acontecendo um acidente ou se é algo comum.

Tudo isso é feito em tempo real, logo, em uma fração de segundos, o carro já sabe que se envolveu em um acidente e, antes mesmo que o motorista seja impactado pelo cinto de segurança, o airbag já está sendo acionado para minimizar os impactos no seu corpo.

Acionamento do airbagQuanto tempo demora para o airbag encher?

Quando ocorre um acidente, o airbag enche de forma muito rápida. É muito mais rápido do que um piscar de olhos!

Se medirmos a partir do impacto no veículo, o airbag demora 40 milisegundos para encher.

Isso mesmo. 40 milisegundos!

A ideia é impedir que o motorista atinja o volante do carro em uma colisão frontal, por exemplo.

Sem airbag, o motorista atingiria o volante em cerca de 50 milisegundos.  Com o airbag, em uma colisão frontal, a sua cabeça fica protegida pois a “confortável” almofada de ar já estará inflada aos 40 milisegundos contados a partir do momento exato da colisão.

Um outro ponto importante sobre o funcionamento do airbag é a sua capacidade de não asfixiar o motorista.

A ideia é que, se fosse uma grande bolsa de ar que permanecesse cheia depois do acidente, existiria a possibilidade de pressionar demais a pessoa contra o banco. Para que isso não ocorra, o airbag possui diversos furos que fazem com que ele esvazie dentro de poucos segundos.

Airbag do carroCuidados com o airbag do carro

Seguindo com nossa ideia de sempre te munir de informações para cuidar do seu carro e evitar a desvalorização, vamos falar dos cuidados que você deve ter com o airbag.

Ao menos nos veículos mais novos, o airbag não tem prazo de validade. Contudo, é preciso checar o manual do veículo para se certificar pois existem exceções e ignorar essa informação pode fazer a diferença em caso de acidente.

De todo modo, é necessário que se verifique o airbag a cada 10 anos (ou 20, dependendo do modelo do veículo).

Se a luz do airbag acender, o procedimento a ser tomado é aquele padrão: levar o carro para uma oficina especializada. Ela acende sempre que o carro identifica alguma coisa errada com o sistema. Pode ser um mal contato, alguma coisa simples, mas é sempre importante verificar junta à oficina.

Dúvidas quanto ao airbag do seu veículo?

Todas as informações importantes do airbag devem estar disponíveis no manual do veículo. Se precisar de algum dado adicional, entre em contato com o fabricante.

Nossa ideia é que você não precisa contar com o airbag nunca. Entretanto, em caso de acionamento do airbag, é sempre bom ter também o bolso protegido com uma APV.

Se o airbag protege você de ferimentos em caso de acidentes, uma Associação de Proteção Veicular protege sua conta bancária de ter que arcar com altos valores neste tipo de situação. Isso sem falar nos outros benefícios da proteção veicular.

Exclusive Proteção VeicularA proteção veicular é legal, é uma proteção confiável e atende qualquer motorista sem a necessidade de consultar informações como SPC e também sem fazer análise de perfil de cada um dos condutores do veículo.

É basicamente um serviço de proteção baseado na prática do associativismo sem os ônus que você tem quando contrata uma seguradora.

A EXCLUSIVE DO BRASIL trabalha desde 2016 com proteção de carros, motos e outros tipos de automóveis. Nosso time está sempre pronto para te atender e sanar suas dúvidas em tempo e à hora, portanto, sempre que precisar, fale conosco!

Com a publicação de hoje, você deve ter entendido um pouco das diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem. Se gostou do que leu, compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog! Um grande abraço e até a próxima!